Diário do Vitanol-A

Introdução

Posted on: 17 de abril de 2011

Oi gente! O blog está começando, este é o primeiro post, e este aí  é o produto que eu e o Denis estamos usando, portanto vamos falar um pouco sobre ele. O Vitanol-A é produzido pela Stiefel Laboratories Brasil, e é vendido em farmacias de todo o país. Apesar de estar estampado no rotulo do produto que ele só é vendido com receita médica, isso nem sempre é cumprido. Eu por exemplo comprei sem prescrição nenhuma, apenas cheguei na farmacia e pedi o remedio. Seu custo é baixo (R$ 30 ~ R$ 40) e ainda não é muito famoso. Os Laboratórios Stiefel produzem outros produtos direcionados também ao tratamento da acne, como por exemplo o sabonete a base se enxofre Sastid , que é famoso e eu também já usei, e recomendo também. O Vitanol-A tem como composto ativo a Tretinoína, que é muito conhecida pelas pessoas que lutam contra os problemas de pele. Ele também da mesma familia da Isotretinoína que é o principal ativo do remedio de pele mais usando dos ultimos tempos, o Roacutan, produzido pela Roche Brasil. O produto é recomendado para acne de graus 1, 2 e 3, sendo que o grau máximo é 5. Ele é uma das opções para quem não quer usar outros produtos e métodos mais agressivos, comos peelings intradérmicos e o proprio Roacutan. O produto age causando descamação e revitalização da pele, inibindo grande quantidade de oleosidade natural que a pele produz. É distribuido em duas versões e várias concentrações de tretinoína. Em creme, indicado para peles maduras, é vendido nas proporções 0,025%, 0,05%  e 0,1%, que é a mais forte. Em gel, indicado para peles oleosas e jovens, é fabricado nas concentrações de 0,01%, 0,025% e 0,05%. Alguns efeitos colaterais são percebidos durante o tratamento, e que serão também comentados aqui no blog, como descamação da pele, hipersensibilidade ao sol, ardência, vermelidão, a odiada fase da piora, e clareamento da pele. Os efeitos são causados pelo próprio remédio, são comuns e descritos na bula como parte do tratamento. Variam de acordo com a pele. Além da acne, ele é indicado também em tratamentos contra estrias, rugas e sinais de expressão, manchas e cicatrizes, pelo seu efeito de renovação cutânea. Vamos atualizar o blog em dias alternados, mostrando fotos do processo e também comentando sobre como a nossa pele está reagindo. Os posts não terão ordem, mesmo porque idéias não tem horário, e também vamos comentar sobre outros produtos que usamos ou que queremos a opinião dos leitores. Enjoy it🙂

Aqui está a Bula do medicamento:

Laboratório

Stiefel

Apresentação de Vitanol-a

Gel alcoólico a 0,01%, 0,025% e 0,05%: bisn. c/ 25 g. Creme a 0,025%, 0,05% e 0,1%: bisn. c/ 25 g. Loção alcoólica a 0,05%: fr. c/ 50 ml.

Vitanol-a – Indicações

Vitanol-a é indicado somente para uso tópico, em adultos. Vitanol-aé indicado no tratamento da acne vulgar, especialmente da acne punctata, onde predominam comedões, pápulas e pústulas.

Contra-indicações de Vitanol-a

Os estudos efetuados em laboratório e as experiências clínicas realizadas até o momento não mostram qualquer contra-indicação ao uso tópico do ácido retinóico, mas o produto não deve ser usado por pessoas hipersensíveis ao ácido retinóico ou aos outros componentes da fórmula. Também não deve ser usado quando houver escarificações e processos cutâneos inflamatórios ou infecções de outras origens.

Reações adversas / Efeitos colaterais de Vitanol-a

No início do tratamento, o paciente poderá sentir ardor, acompanhado de vermelhidão. Se esses sintomas forem intensos, o tratamento deve ser interrompido até que a integridade da pele seja restabelecida, ou então o tratamento deve ser ajustado em níveis que o indivíduo possa tolerar. Hiper ou hipopigmentação temporária tem sido observada com o uso contínuo do ácido retinóico. Durante o tratamento com ácido retinóico, observou-se grande aumento da suscetibilidade da pele do paciente a radiações intensas; portanto, deve-se evitar ao máximo a exposição ao sol, bem como o uso de lâmpadas artificiais. Todos os efeitos colaterais citados são reversíveis com a suspensão da terapia.

Vitanol-a – Posologia

Lavar e secar cuidadosamente as áreas afetadas, à noite, de preferência antes de dormir; aplicar uma fina camada de Vitanol-aCreme, Gel ou Loção, massageando levemente em círculos. Pela manhã, ao acordar, lavar suavemente as áreas nas quais se aplicou o produto e secar com toalha limpa, sem esfregar. Pode-se observar a ação terapêutica do produto após a segunda ou terceira semana de uso, tornando-se mais evidente a partir da quinta e sexta semanas. Após obter-se resultado satisfatório de melhora, continuar o tratamento com aplicações menos freqüentes. A periodicidade das aplicações pode variar de paciente para paciente, dependendo da tolerância de cada tipo de pele, e deve ser determinada pelo médico.

Vitanol-a – Informações

A tretinoína foi isolada por Arens e Van Drop em 1946, como produto intermediário da síntese de Vitamina A e introduzida como agente queratolítico por Stüttgen. Em 1969, Kligman e Cols relataram sua eficácia na Acne vulgar, onde interfere na formação do comedão, impedindo a formação de rolhas queratinizadas sólidas. Inibe a síntese de tonofibrilas, diminui a união entre as células queratinizadas e acelera o turnover do epitélio folicular.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


    • vitanolusers: Oi Eduardo, tudo bem? Bom, primeiramente peço desculpas pela demora na postagem, pois na verdade o blog foi desativado, so que infelizmente não con
    • Eduardo: Nossa, vcs nunca postaram nada, estou acompanhando!
    • Felipe Morais: Opa! que coincidência cara, também trabalho no grupo Algar! só que na TELECOM!

    Categorias

    %d blogueiros gostam disto: